domingo, 22 de maio de 2016

RESPOSTAS CELULARES AO ESTRESSE E OS ESTÍMULOS NOCIVOS & ADAPTAÇÕES CELULARES

   A célula normal é capaz de dar conta das demandas fisiológicas, mantendo um estado normal chamado de homeostasia. as adaptações são respostas estruturais e funcionais reversíveis,a estresses fisiológicos mais excessivos e a alguns estímulos patológicos, durante os quais estados constantes novos, porém alterados, são alcançados,permitindo que a célula sobreviva e continue a funcionar.
   A resposta adaptativa pode consistir em:
Hipertrofia => Um aumento no tamanho das células e da atividade funcional;

Hiperplasia => Um aumento do número de células;

OBS: Em muitos órgãos, hipertrofia e hiperplasia coexistem, contribuindo para o aumento do órgão.
Metaplasia => Uma mudança do fenótipo das células, ou seja, é uma alteração reversível na qual um tipo de celular diferenciado é substituída por outro tipo celular.

Atrofia => Uma diminuição do tamanho e da atividade metabólica das células;

   Quando o estresse é eliminado, a célula pode retornar a seu estado original, sem ter sofrido qualquer consequência danosa. Porém, se os limites da resposta adaptativa forem ultrapassados ou se as células forem expostas a agentes lesivos ou estresse. sobrevém uma sequência de eventos, chamada lesão celular.
   A lesão celular é reversível até um certo ponto, mas se o estímulo persistir ou for intenso o suficiente desde o início, a célula sofre lesão irreversível e, finalmente, morte celular que é o resultado final da lesão celular progressiva, é um dos eventos mais cruciais na evolução da doença, em qualquer tecido ou órgão. Existem duas vias principais de morte celular, a necrose e a apoptose.

3 comentários: